Campanha Juntos contra o Fogo tem como objetivo conscientizar a população da importância ao combate ao fogo acidental ou criminoso.
Os trabalhos de prevenção e combate ao fogo criminoso ou acidental realizado pela Ascana e a Zilor durante o ano todo ganha reforço com o lançamento da Campanha Juntos contra o Fogo.
A campanha chega ás ruas neste mês de junho e integra as ações internas como o serviço de monitoramento de fogo e as equipes de brigadas de incêndio com a conscientização da comunidade para a mudança de hábitos que possam provocar incêndios.
A Ascana e a Zilor não usam o fogo na colheita de cana-de-açúcar desde 2017, mas ainda há ocorrência de incêndios, porém são de origem criminosa ou acidental, os quais são responsáveis pela destruição de canaviais e florestas e podem matar ou ferir os animais.
O serviço de monitoramento é feito por 5 câmeras instaladas em pontos estratégicos e satélite que cobrem os 130 mil hectares de canaviais na região.
“Nós investimos no monitoramento com câmeras inteligentes que detectam a fumaça em tempo real, o que tem trazido um bom resultado porque o tempo de resposta é mais curto e quanto mais rápido você chega no fogo, mais eficiente é o combate. Temos a plataforma Cyan, que monitora via satélite, e um grupo de WhatsApp dos brigadistas”, explica Pedro Luís Lorenzetti, presidente da Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê).
A equipe de combate ao fogo é formada por 54 caminhões pipas e 208 brigadistas treinados que são colaboradores das agrícolas associadas à Ascana e da Zilor.
O telefone 0800 700 193 0 recebe denúncias de focos de incêndios em canaviais da área de abrangência da Ascana, 24 horas por dia em todos os dias do ano.
“Este ano o clima está muito seco e as temperaturas estão acima da média e, neste cenário, qualquer foco de incêndio tem a probabilidade de se alastrar rapidamente. Esta campanha de conscientização é muito importante para evitar os danos porque no incêndio todo mundo perde. Os danos materiais a gente consegue repor, mas a vida dos animais a gente não consegue trazer de volta”, avalia Claudio Campanholi, gerente de Parcerias Agrícolas da Zilor Energia e Alimentos.
A proposta da Campanha Juntos contra o Fogo é conscientizar as pessoas de que a prevenção de incêndios é uma tarefa que precisa ser feita por todos.
“Precisamos conscientizar as pessoas para não fazerem uso do fogo para limpeza de terrenos, não jogar bitucas de cigarro e lixo em locais inadequados, pois são ações que trazem consequências e podem provocar incêndios”, ressalta Lorenzetti.
A campanha, que vai até o final da safra, conta com várias atividades, peças publicitárias e um concurso cultural realizado no segundo semestre nas escolas da região.