Serviços
Laboratório

Laboratório

AMOSTRA DE PRÉ-COLHEITA

No laboratório da Ascana são feitas as análises tecnológicas em amostras de cana coletadas  pré colheita. O objetivo de analisar neste momento é conhecer o estágio de maturação das variedades em cada área, visando otimizar seu teor de sacarose na sequencia de colheita estabelecida a  partir das informações das análises.

A coleta de amostras é feita em nível de quadras, não necessariamente em todas elas, mas sempre casualizadas, de modo a contemplar as quadras em diferentes cotas do terreno (cabeceira, meio e fundo dos lotes). No caso das quadras maiores, torna-se necessário coletar mais de uma amostra para ter esta representatividade.

Para cada amostra são coletadas 10 canas em sequencia, entrando de 10 a 20 metros na quadra aleatoriamente. O corte das canas no pé deve ser rente ao solo e para o desponte, considerar 15 a 20 cm acima do último entrenó. Toda a palha seca deve ser retirada. A limpeza das amostras tem de ser o mais similar possível à que se faz na colheita para minimizar as diferenças de resultados entre as análises e pré e o pós colheita.

Cada amostra deve ser identificada com uma ficha registrando o nome do fornecedor, o fundo agrícola, a fazenda, o lote, a quadra, a variedade e a idade de corte, para que o laboratório retorne os resultados aos associdaos com a identificação correta do talhão. As etiquetas para identificação das amostras ficam a disposição dos fornecedores no laboratório da ACANA ou com os técnicos responsáveis pela área.

 

ANÁLISE DE SOLO

A análise do solo é indispensável para o associado ter a recomendação, ou ele mesmo calcular, da dose certa de corretivos,  macronutrientes (fósforo, potássio, enxofre etc...) e também dos Micronutrientes (Zinco, Boro e Cobre etc...). A análise de solo é indicada antes do plantio ou reforma da área e para o uso de corretivos e adubação de soqueira.

Os macronutrientes são analisados no laboratório da ASCANA, mas os  micronutrientes são analisados pela Unesp de Botucatu, que tem um convênio com a Associação.

 

ANÁLISE DE NEMATOIDES

Os nematoides são parasitas de cana de açúcar e causam sérios danos a planta, podendo levar à grandes perdas de produtividade. Para fazer valer as novas tecnologias e todos os tratamentos que se fazem para ganhar produtividade, o monitoramento e controle dos nematoides são imprescindíveis. Pelo fato de serem microscópicos e, portanto invisíveis a olho nu, a única maneira de se detectar com certeza a presença e o nível de infestação dos nematoides é coletar amostras de solo e raízes de cana e levar ao laboratório para identificação das espécies e contagem de população. Áreas de solo arenoso com baixo teor de matéria orgânica, com decréscimos mais acentuados de produtividade, que apresentem reboleiras com plantas menores e com sintomas de seca em determinados pontos nas quadras, são suspeitas de altas infestações por nematoides, o que deve ser confirmado com as análises de laboratório.

 

Sobre análise de fertilizantes e adubos formulados

A análise dos adubos comprados é importante para confirmar se as proporções  NPK estão em conformidade com o que foi adquirido. Igualmente se fazem análises para os corretivos ou quaisquer tipo de fertilizantes que venham a ser utilizado. A amostragem para a análise de adubo líquido ou sólido e outros fertilizantes ou corretivos é feita pelos técnicos da ASCANA.

  • LENÇÓIS PAULISTA (Sede)

    Rua Pedro Natalio Lorenzetti, 698 - Centro
    Lençóis Paulista - SP
    CEP: 18680-110
    Fone: (14) 3269-1400

  • LENÇÓIS PAULISTA (Laboratório)

    Av. das Araras, 140 - Jardim das Nações
    Lençóis Paulista - SP
    CEP: 18685-640
    Fone: (14) 3269-1400

  • AMBULATÓRIOS ODONTOLÓGICOS Lençóis Paulista Macatuba Pederneiras

    Rua Pedro Natalio Lorenzetti, 698 - Centro
    Fone: (14) 3269-1419

    Av. Cel. Virgílio Rocha, nº 09-102 – Centro
    Fone: (14) 3268-1551

    Av. Brasil, nº O-301 – Centro
    Fone: (14) 3284-1541

Todos os direitos reservados - © 2015 Portal
Desenvolvido por